quarta-feira, 29 de maio de 2013

O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO

Festa realizada no dia 14 de dezembro do ano passado (2012), no espaço do SESI-SENAI em Caxias-MA, cujo principal objetivo, foi o de homenagear o centenário de grande artista nordestino,  Luiz Gonzaga do Nascimento, o Velho Lua, o nosso inesquecível e eterno Rei do Baião.

O evento contou com a animação musical do "Trio" Asa Branca, além da participação dos alunos da Escola Deborah Pereira e Antonio Edson; a colaboração das alunas do 8º período de Pedagogia da FAI, bem como a ativa participação de todos os Idosos que integram o Projeto Intergeracional. 

Foi uma festa para lá de animada. Caxias inteira tomou conhecimento dessa linda homenagem que o Projeto Intergeracional prestou ao Centenário de Luiz Gonzaga. 

Teve muita música,  e apresentação de dança tanto dos idosos quanto de alunos do ensino fundamental da Escola Antenor Viana, apresentando o Balé Clássico do Baião, como atração principal, também contamos com a dança da Farinhada envolvendo os idosos do Projeto. Contudo, não poderíamos deixar de contar um pouco sobre a trajetória desse ícone da MPB, o nordestino arretado, o famoso Rei do Baião. Portanto, houve uma exposição completíssima sobre a vida e obra desse inesquecível artista, através de Banners e cartazes que não diferente do que se esperava, despertaram curiosidade nos visitante, além servir como fonte de pesquisa para muitos dos estudantes que ali se encontravam. 


 Segue uma pequena mostra dos nossos banners que homenagearam o eterno Rei do Baião:    Vida e Obra.  














DIA DA EDUCAÇÃO


No dia 28 de abril DE 2013 DESENVOLVEMOS várias ATIVIDADES alusivas à data. Vejam algumas fotos dos momentos da execução das atividades: 

                                               Caylla ( aluna vistante)


                                                     
Maria Rocha, Suene (08 anos), Caio (08 anos) e Caylla (11anos)de 



FORMOU-SE DOIS GRUPOS DISTINTOS:



  • EDUCAÇÃO BÁSICA:    EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                 ENSINO FUNDAMENTAL

                                                 
                                                  ENSINO MÉDIO                                                                          

                                                 


  • EDUCAÇÃO SUPERIOR :   GRADUAÇÃO        
                                                       PÓS-GRADUAÇÃO

                                                       MESTRADO 

                                                       DOUTORADO 

                                                       PÓS-DOUTORADO                                                   

                                                                                 

Nilza de Sousa, João Victor (10 anos), Deuzuita Leopoldina, Maria José, Maria das Dores e João Rodrigues.

  O que se pôde concluir com essa abordagem?

 R.: Foi que os alunos comunicaram-se mutuamente. Houve discussão sobre o significado  e conceito de educação, bem como a função dela numa dada sociedade, inclusive, a  de Caxias. A partir de então, travou-se um breve  e instigante debate sobre como a Educação Pública Brasileira está estruturada atualmente em nosso país etc. Daí então,  considerando todas as inferências, os alun@s puderam socializar algumas ideias e informações sobre o conceito que cada um tinha sobre Educação. E, a partir da Dinâmica aplicada a eles, pôde-se "ressignificar"  algumas ideias sobre a/e como a Educação está estruturada em nosso país atualmente. 


Caylla (11 anos), aluna visitante do Projeto, lendo um texto sobre o quadro atual da Educação Pública Brasileira.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Nova...

http://blog.planalto.gov.br/governo-trabalha-para-melhorar-a-qualidade-de-vida-dos-21-milhoes-de-idosos-brasileiros-afirma-dilma/trackback/http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm


Olá caríssima@s visitantes,



Conto com a participação (ativa) de vocês no que tange a observância (visão crítico) das ações do Governo Federal no  tocante as Políticas Públicas voltadas para (assistir e amparar) o IDOSO em cada Estado e Município dessa nação. Entretanto, gostaria de pedir, encarecidamente, que tod@s, ao vistarem esse espaço virtual, tecessem algum comentário sobre essa matéria. Agindo assim, caros colegas, poderemos construir, coletivamente, uma sala virtual para debates e questionamentos  que reflitam no cerne da problemática sócio-econômica-político-educacional envolvendo a figura do IDOSO em nosso país.




Com atenção,



Guilherme

Monitor do Projeto Intergeracional/CESCD



"Terça-feira, 9 de outubro de 2012 às 10:36

Governo trabalha para melhorar a qualidade de vida dos 21 milhões de idosos brasileiros, afirma Dilma

Conversa com a Presidenta
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (9), na coluna semanalConversa com a Presidenta, que o governo está agindo para melhorar a qualidade de vida dos quase 21 milhões de brasileiros que têm mais de 60 anos. Ao responder pergunta do estudante George Huxcley, de Cuiabá (MT), ela destacou ações nas áreas da saúde, habitação e previdência relacionadas aos idosos, como a distribuição gratuita de medicamentos pelo programa Saúde Não Tem Preço e a reserva de 3% das residências do programa Minha Casa, Minha Vida.
“O salário mínimo, que hoje é pago a 67% dos beneficiários do INSS, cresceu 66% acima da inflação entre abril de 2002 e o último reajuste, em janeiro de 2012. O governo federal também mantém o Disque Direitos Humanos, um serviço especializado para receber denúncias de violação de direitos humanos, que inclui violência contra idosos. Trabalhamos para retribuir cada vez mais a essas pessoas um pouco do que elas deram, e continuam a dar, à nossa sociedade”, disse.
Na coluna, Dilma também afirmou que o objetivo do programa Minha Casa, Minha Vida é atender às famílias mais vulneráveis. Em resposta à estudante Deiciane Vieria, moradora de Teresina (PI), ela disse que 60% das moradias são destinadas às famílias mais pobres, com renda mensal de até R$ 1.600, e o governo federal paga até 95% do valor da prestação.
“As famílias pagam uma prestação mensal mínima de R$ 25,00, compatível mesmo com a renda dos muito pobres. Os beneficiários do programa não podem ter casa própria, exceto quando morem em área de risco e precisem ser realocados. Essas regras, Deiciane, nos permitem priorizar os brasileiros que mais precisam, mas estamos sempre fiscalizando, para evitar desvios”, disse.
A presidenta falou ainda sobre o aumento no acesso à internet no Brasil. Ela explicou ao técnico em informática Saulo Sant´Anna, de João Pessoa (PB), que o número de acessos fixos e móveis passou de 36 milhões em 2010 para 81 milhões em agosto de 2012, sendo 62 milhões via banda larga móvel e 19 milhões por banda larga fixa.
“Para ampliar o acesso à rede, com melhores preços e qualidade, criamos o Programa Nacional de Banda Larga em maio de 2010, já presente em 1.842 municípios. Isto é fundamental, Saulo, pois o acesso à internet abre novos mundos para todos os cidadãos e democratiza o acesso ao conhecimento. Para a economia, possibilita a realização de novos negócios, a geração de novos empregos, e a redução de custos para toda a sociedade”.